Notícias

Porque o Urologista é o médico do homem

A Urologia é a especialidade da medicina que trata de problemas do Sistema Urinário masculino e feminino (rins, ureteres, bexiga, uretra), bem como do Sistema Reprodutor Masculino (testículos, epidídimos, ductos deferentes, vesículas seminais, próstata e pênis).

Desde a infância, é esse médico que avalia os problemas de desenvolvimento peniano, alterações de testículos, fimose e acompanhando os meninos até a sua adolescência. Nesta fase vem o acompanhamento da puberdade, orientando-os nos aspectos da sua sexualidade e desenvolvimento.

O adulto jovem necessita frequentemente deste profissional no que diz respeito a distúrbios sexuais, doenças sexualmente transmissíveis (DST), questionamentos com relação a tamanho do pênis, entre outros fatores de dúvida do desenvolvimento sexual. Tem sido cada vez mais frequentes os homens, por ocasião do casamento, procurarem o urologista para exames pré-nupciais e planejamento familiar, assim como as mulheres procuram o médico Ginecologista.

materia09062014

Após este período, quando o homem já tem sua família constituída, o Urologista é procurado para discussão de problemas conjugais, bem como para realizar a vasectomia para controle da natalidade, cirurgia esta pouco invasiva, realizada em caráter ambulatorial, com anestesia local e com grande índice de sucesso. Muitas vezes , após a vasectomia e em um novo casamento, este homem recorre ao Urologista para fazer a reversão da cirurgia ou questionar outros métodos de fertilização assistida.

A partir dos 40 anos, o Urologista pode iniciar um acompanhamento anual da próstata em virtude dos elevados índices de câncer nesta glândula (cerca de 10% da população). Os índices de cura desta doença são elevados quando o diagnóstico é feito precocemente. Estes exames devem ser realizados anualmente, com o exame digital da próstata, exames de PSA (sangue) e ultrassonografia com biópsias quando necessárias.

Na terceira idade , além destes problemas com a próstata e aumento do risco de câncer nos demais órgãos tratados pelo Urologista, o “fantasma” da disfunção eréctil (impotência sexual) e a deficiência androgênica dos homens maduros (DAEM/andropausa) se mostram com frequência. É o Urologista quem diagnostica as causas da disfunção eréctil (problemas vasculares, hormonais, neurológicos e/ou psicológicos), assim como realiza o tratamento medicamentoso, hormonal, bombas de vácuo, injeções intra-cavernosas ou prótese peniana.

A reposição hormonal masculina tem sido cada dia mais frequente, e está indicada sempre que o paciente apresenta quadro clínico sintomático (disfunção sexual, perda de massa óssea e muscular, perda de concentração, sintomas parecidos com depressão, entre outros sintomas) juntamente com exames laboratoriais constando baixa da testotesterona. Esta reposição pode ser feita com administração de medicação intra-muscular ou transdérmica, com bons resultados e segurança.

A especialidade de Urologia também engloba a de cirurgião urológico, promovendo cirurgias minimamente invasivas como nefrectomias vídeo laparoscópicas, prostatectomias radicais vídeo laparoscópicas e com robô, cirurgias com aparelhos flexíveis para tratamento de cálculos urinários e modernas cirurgias para desobstrução prostáticas, entre outras. Desta forma, o Urologista é cada vez mais procurado como o médico do homem e esta responsabilidade faz com que o mesmo seja um cirurgião altamente especializado e tenha uma ampla noção de Clínica Geral, para poder detectar problemas médicos de outras especialidades, orientando e encaminhando o paciente ao colega especialista.

Atendimento


Atendimento de Urgência - Sem Hora Marcada

Envie seus exames

 

Contato

  Consultório - (19) 3437.2511

  Urgência - (19) 3433.4243

  Rua Silva Jardim, 1786 . 2º andar
  [+] Mapa de localização

Centro de Reprodução Humana de Piracicaba

© 2013 - Todos os direitos reservados. IUP Instituto de Urologia de Piracicaba
Desenvolvimento: NPP! Propaganda