Tratando a Incontinência Urinária de Esforço

Tratando a Incontinência Urinária de Esforço

A incontinência urinária de esforço é relacionada a vários fatores:

  • afilamento da mucosa uretral,
  • enfraquecimento da musculatura do assoalho pélvico
  • frouxidão de ligamentos.

Para contermos a urina, tudo deve estar funcionando em harmonia. Como podemos restaurar esse equilíbrio?


Perda de Peso

A obesidade é um fator de risco para Incontinência Urinária de Esforço. A perda de peso, portanto, é um dos tratamentos que traz resultados na melhora da perda de urina em pacientes obesas.


Reposição de estrógenos

Um dos fatores para incontinência urinária é o afilamento da mucosa da região genital: uretra e vagina. A reposição tópica de estrógeno pode restaurar a espessura da mucosa uretral e melhorar a continência, mas, segundo a Associação Européia de Urologia, a melhora ocorre apenas no curto prazo.


Treinamento da Musculatura do Assoalho Pélvico

Treinamentos da musculatura do assoalho pélvico são ferramentas que podem ajudar a fortalecer a musculatura na região e dessa maneira melhorar o controle da urina.

Os músculos do assoalho pélvico, portanto, podem ser treinados através de exercícios para melhora da suas funções:

  • Força
  • Resistência
  • Mobilidade
  • Flexibilidade
  • Relaxamento
  • Coordenação

O paciente deve realizar o treinamento durante as atividades diárias, com exercícios funcionais, como subir e descer escadas, também durante atividades de esforço e até mesmo durante a relação sexual.


Biofeedback

No Biofeedback, informações sobre atividades neuromusculares do assoalho pélvico são medidas e mostradas à paciente na forma de sinais auditivos ou visuais.

Esses sinais são utilizados para reforçar positivamente ou negativamente a paciente. Assim  permite-se a maximização da contração do assoalho pélvico, além de sua ativação voluntária e eficiente durante condições de aumento súbito da pressão abdominal – quando ocorre perda de urina.


Emsella: Estimulação Eletromagnética

A cadeira Emsella é um equipamento que cria um forte campo magnético e assim estimula contração da musculatura e restauração neuromuscular do assoalho pélvico.

Existe uma programação de exercícios adequados à estimulação da musculatura para incontinência de esforço. Ao se comparar a Emsella com a fisioterapia:

  • na fisioterapia, é possível trabalhar 100 exercícios
  • a Emsella trabalha onze mil. 

Nas pacientes tratadas com a Emsella:

  • 75% cessaram o uso de absorventes íntimos
  • 95% estão contentes com a melhoria na qualidade de vida
  • 100% voltam à rotina normal após todas as sessões

São feitas 6 Sessões de 28 minutos, duas vezes por semana.


Cirurgia

As cirurgias para tratar incontinência de esforço visam restaurar as estruturas que foram danificadas e, que desta maneira, não contribuem mais para a continência.

A cirurgia mais utilizada atualmente é a colocação do Sling de uretra média, por sua eficácia, simplicidade e baixo índice de complicações.


O Sling de Uretra Média

A colocação de uma fita ou sling, no espaço abaixo da uretra (suburetral) é o tratamento cirúrgico padrão para incontinência urinária de esforço na mulher.

Como vimos anteriormente, a perda da sustentação da uretra por frouxidão ou ruptura do ligamento pubouretral e/ou do tecido uretropélvico é um dos fatores que contribuem para o aparecimento da incontinência de esforço. A idéia do Sling é justamente reforçar a região desses ligamentos com materiais que podem ser sintéticos ou de tecido humano.

Durante a cirurgia, o urologista faz uma incisão na parede anterior da vagina para a colocação da fita. Essa fita é posicionada abaixo da porção média da uretra e a envolve lateralmente sem tensão. As pontas das fitas podem ser ancoradas acima do osso púbico no caso do Sling Retropúbico ou na virilha no caso do Sling Transobturatório. Uma sonda vesical é introduzida na bexiga antes do procedimento e normalmente é retirada no dia seguinte.

A melhora da incontinência urinária de esforço ocorre em 85-90% dos casos. É importante lembrar que cirurgias vaginais podem ter impacto na função sexual – normalmente é positivo.

Riscos associados aos Slings sintéticos:

  • um dos riscos é a extrusão da fita, que pode ocorrer de 2,1 a 2,4% dos casos.
  • Também pode ocorrer retenção urinária, ou seja, impossibilidade de urinar.
  • Algumas vezes ocorre devido ao inchaço local e se resolve espontaneamente em alguns dias. Outras vezes é necessária uma revisão da fita.

Colpossuspensão de Burch

A cirurgia de colpossuspensão de Burch consiste em fixar o topo da vagina ao ligamento atrás do osso púbico com pontos de suporte.

Esse procedimento pode ser realizado por cirurgia aberta ou laparoscópica. Ambas as cirurgias são efetivas. Porém, as vantagens da cirurgia laparoscópica são os menores cortes e menor tempo de internação. 

Assim como nos Slings, uma sonda vesical é introduzida na bexiga antes do procedimento e normalmente é retirada no dia seguinte.

  • Os resultados para incontinência são semelhantes aos do Sling.
  • A cirurgia é mais longa, a internação mais demorada assim como o risco é maior de desenvolver prolapso de órgãos pélvicos e disfunções miccionais no pós-operatório.
  • Assim como nos Slings, há risco de retenção urinária.

Agentes Formadores Volume

São de pouco uso na prática clínica, pois seus resultados são inferiores às técnicas padrão, além de não terem eficácia em longo prazo. A idéia é injetar um líquido que depois endurece e forma um material esponjoso para fortalecer a parede da uretra.


Tratamento Individualizado

É importante que o médico urologista apresente as opções de tratamento e discuta com seu paciente. Devem ser levados em consideração idade, condições gerais de saúde, possíveis efeitos adversos/complicações e preferência do paciente.


Assim, com tantas opções de tratamento para a incontinência urinária de esforço, as mulheres não devem se constranger por esse problema. Viva plenamente sua vida social e familiar sem se preocupar e se envergonhar com perda de urina. Procure o IUP para avaliação e tratamento da incontinência urinária de esforço.


Venha para o Instituto de Urologia de Piracicaba
➽ Consultorio: (19) 3437.2511
➽ Urgência: (19) 3433.4243
➽ WhatsApp: (19) 99660.8136 e (19) 99660.8156

Post original no blog do Dr. Tiago Aguiar