top of page
Foto do escritorIUP

Exame de Próstata: o que você precisa saber?

Atualizado: 26 de nov. de 2024




A próstata é uma glândula exclusiva do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e ao redor da uretra, canal que leva a urina para fora do corpo. Ela é responsável por produzir o líquido prostático, que junto ao líquido seminal forma o sêmen, o qual nutre e protege os espermatozoides. Durante a ejaculação, a próstata se contrai, liberando o sêmen.


Câncer de próstata não dá sinais!


Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem uma evolução silenciosa. Quando os sinais aparecem, a doença já pode estar avançada, reduzindo as chances de cura. Estes sintomas podem ser semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como:


  • dificuldade de urinar, 

  • necessidade frequente de ir ao banheiro, 

  • dor óssea, 

  • e, até mesmo, insuficiência renal.


A prevenção é de extrema importância!


Muitos homens acreditam que apenas o exame de sangue PSA é suficiente para diagnosticar o câncer de próstata. No entanto, esse é um grande engano. Por medo, preconceito ou insegurança, muitos homens deixam de fazer o exame de Toque Retal com um urologista especialista e acabam não recebendo o diagnóstico correto.


Através dele, o urologista pode detectar formações nodulares na próstata antes mesmo de alterações no PSA, aumentando as chances de um diagnóstico precoce e cura.


Câncer de próstata em números


  • Mais de 1 milhão de novos casos anuais no mundo.

  • No Brasil, é o tumor mais frequente em homens, representando 20% de todos os tipos de câncer.

  • Estima-se que, no triênio 2023 a 2025, surgirão mais de 71 mil novos casos.

  • Maior  incidência: Sudeste -> Centro-Oeste -> Sul.

  • Segundo tumor que mais mata, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.


Principais fatores de risco





Idade: a maioria dos casos ocorre após os 50 anos. Aproximadamente 60% dos cânceres de próstata são diagnosticados em homens com mais de 65 anos.


Raça: mais frequente em homens com ascendência africana e caribenha do que em homens de outras raças. Ocorre com menos frequência em homens asiáticos e hispânicos/latinos do que em brancos não hispânicos.


Histórico familiar: ter um parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata mais que duplica o risco de desenvolver a doença.


Alterações genéticas: mutações em genes como BRCA-1 e BRCA-2 aumentam as chances. Os homens com síndrome de Lynch têm um risco aumentado para uma série de cânceres, incluindo o câncer de próstata.


Dieta: o exato papel da dieta no câncer de próstata ainda está sendo estudado. Mas, homens que consomem muita carne vermelha ou laticínios ricos em gordura parecem ter uma chance ligeiramente maior de contrair câncer de próstata.


Obesidade: ser obeso não parece aumentar o risco geral de câncer de próstata. Alguns estudos mostraram que homens obesos têm um risco menor de contrair uma forma de baixo grau (crescimento mais lento) da doença, mas um risco maior de contrair câncer de próstata mais agressivo (crescimento mais rápido). As razões para isso não são claras. 


Qual a chance de cura do câncer de Próstata?


  • Mais de 95% para tumores iniciais.

  • 60 % para casos localmente avançados.

  • 0% para casos metastáticos.


IUP é azul o ano todo!





A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens, a partir dos 50 anos ou aos 45 para os que têm histórico familiar ou são negros, realizem exames preventivos. Após os 75 anos, apenas aqueles com expectativa de vida maior que 10 anos devem continuar o acompanhamento.


Fuja do preconceito, realize a sua avaliação!




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page