O Hipogonadismo é uma síndrome na qual os testículos não produzem quantidades adequadas de testosterona e/ou espermatozoides.
Ele pode atingir 1 a cada 5 homens, e fica evidente a partir dos 45 anos.
Muita gente sabe que prevenir é a melhor forma de evitar os problemas de saúde mas, na prática, ainda são poucos os homens que realmente se cuidam. Ir ao urologista periodicamente para fazer uma avaliação geral é fundamenta, principalmente a partir dos 45 anos de idade. É nessa faixa etária que problemas crônicos como Diabetes, Hipertensão, "Colesterol alto", Câncer de próstata e o Hipogonadismo ou DAEM (sigla de "Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino") também conhecido como "andropausa" aparecem.

O que devo considerar no meu check-up?
Além do exame clínico alguns exames laboratoriais são importantes para o check-up do homem a partir dos 45 anos e podem ajudar seu médico a detectar alguma alteração importante:
- Avaliação prostática (toque retal)
- Testosterona total, SHBG e Albumina (necessários para o cálculo da taxa de testosterona no sangue)
- Pralactina
- FSH e LH - usada para avaliação da saúde dos testículos
- PSA - usada para detecção de câncer de próstata
- Hemograma e pressão arterial
- Glicemia
- Dosagem de colesterol e triglicerídeos
E agora? É hora do check-up?
A Bayer disponibilizou um teste que você pode responder agora mesmo. Isso poderá ajudá-lo a entender melhor seu momento e nos consultar assim que julgar necessário. Acesse www.bayerparahomens.com.br e saiba mais.
Venha para o Instituto de Urologia de Piracicaba
➽ Consultorio: (19) 3437.2511
➽ Urgência: (19) 3433.4243
➽ WhatsApp: (19) 99660.8136 e (19) 99660.8156
Referência: Antonio C. Bonaccorsi. Insuficiência androgênica parcial do idoso. Arq Bras Endocrinol Metab 2001;45/2;123-133