Uma nova tecnologia para tratamento da incontinência urinária chegou em Piracicaba – Emsella. Inegavelmente inovadora, a tecnologia HIFEM – Tecnologia Eletromagnética Focada em Alta Intensidade- melhora o tônus e a lubrificação da região íntima. A Emsella não só trata a incontinência urinária, como também o faz sem que a mulher tire qualquer peça de roupa.
A Incontinência urinária é certamente bastante prevalente na população em geral. Ela pode acometer mulheres jovens e aumenta sua presença, sobretudo, na quinta década de vida. Conforme a idade avança além dos 60 anos, há um incremento regular e constante. Após essa idade a prevalência é de 30 a 50%
Entretanto, a incontinência urinária nem sempre é um achado isolado. A princípio, ela se encaixa no que chamamos de distúrbios do assoalho pélvico. Similarmente prolapsos dos órgãos pélvicos, anormalidades do esvaziamento da bexiga, disfunções defecatórias, disfunções sexuais e síndromes de dor crônica também estão nesse grupo de patologias. Embora não causem ameaça a vida, elas, contudo, podem afetar intensamente a qualidade de vida das pacientes, porquanto gera limitações físicas, sociais, ocupacionais e/ou sexuais.
Disfunções sexuais também?
A saber, em estudo brasileiro com 728 mulheres, o interesse sexual estava presente na maioria da população estudada. Porém, houve alta prevalência de disfunções sexuais. Sobretudo falta de desejo (22,7%), dificuldade de lubrificação (23,4%), de atingir o orgasmo (22,0%), e falta de satisfação (20,3%).
Como fortalecer a musculatura pélvica?
O treinamento dos músculos do assoalho pélvico para tratar a incontinência urinária foi iniciado por Arnold Kegel em 1948 com bons resultados. Similarmente em 1952, ele relatou que o treinamento também tinha efeito positivo na vida sexual de mulheres, pois o desuso e a debilidade dos músculos contribuíam para a incapacidade orgástica.
Nesse sentido, a fisioterapia do assoalho pélvico é uma opção pouco invasiva para o tratamento da incontinência urinária, além de não causar efeitos colaterais. Ademais, também pode auxiliar nas disfunções sexuais femininas. Inclui, em resumo, treinamento vesical, treinamento da musculatura do assoalho pélvico com ou sem biofeedback, cones vaginais e eletroestimulação. No entanto, o sucesso depende da motivação e do empenho tanto da paciente quanto da equipe multidisciplinar envolvida.
E a Emsella? Falaremos dela na Incontinência Urinária?
A Emsella é portanto um equipamento que conta com a tecnologia HIFEM e assim cria um forte campo magnético. Desse modo há contração da musculatura e restauração neuromuscular do assoalho pélvico. Ao se comparar a Emsella com a fisioterapia, o grande diferencial, é que, enquanto na última é possível trabalhar 100 exercícios, a Emsella trabalha onze mil. Ademais mitigamos o impacto do empenho da equipe e da paciente nos resultados.
Indicações da Emsella para a Incontinência Urinária
É indicada para todos os tipos de incontinência. Não só na incontinência de esforço como também na de urgência e na mista. Em princípio, nos casos leves e moderados, a cadeira pode chegar a resolver por completo os sintomas. Nos casos graves, que necessitam de cirurgia, ela pode atuar de maneira complementar
Como é o procedimento?
A paciente não sente nenhuma dor durante o procedimento, tendo apenas um leve formigamento e a contração do músculo. O protocolo sugerido é de seis sessões de 28 minutos, duas vezes por semana, mas o médico pode adaptar o número de sessões de acordo com a necessidade de cada paciente. Após a segunda sessão já é possível notar resultados. Enfim, após o procedimento, a paciente pode ir para o trabalho e manter sua vida social e sexual sem qualquer problema.
Qual o resultado?
Um estudo sobre a eficácia do tratamento demonstrou 95% de melhora na qualidade de vida. A mesma pesquisa indica que mulheres reduziram em 75% o uso de absorventes.
Contra-indicações à Emsella
É contraindicada em pacientes grávidas, com DIU de cobre e com placas metálicas no quadril ou joelho.
Enfim, Emsella é um tratamento de alta tecnologia, praticamente sem desconforto e que interfere minimamente na rotina da paciente. Por certo, deve ser bem indicada, para que alcance os resultados almejados.
Em virtude do IUP ter a visão de ser um Centro de Referência em Urologia no país, mantendo-se na vanguarda tecnológica da Medicina, disponibilizamos esse novo tratamento. Tentaremos certamente, cuidar dos nossos pacientes da maneira menos invasiva possível e sempre em busca dos melhores resultados.
Post criado pelo Dr. Tiago Aguiar em seu blog.