HPV

HPV

O que é?

É uma doença causada pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano) e em homens tem como apresentação clínica mais comum as verrugas genitais. Também classificada como doença sexualmente transmissível (DST) associa-se ao desenvolvimento de câncer de pênis, colo de útero, canal anal e cavidade oral.
Existem mais de 150 subtipos do vírus descritos e estudos recentes apontam que até 60% da população sexualmente ativa já teve contato com algum dos tipos de HPV, mas nem todos desenvolvem a doença.


Quando devo me preocupar?

  • Nos homens, o HPV genital pode se manifestar de diversas formas:
  • Verrugas: chamadas de "verrugas vulgares", são as mais freqüentes.
  • Condiloma: grupamento de verrugas, semelhante ao aspecto de uma couve-flor.
  • Câncer de pênis: lesões não tratadas podem evoluir com malignidade.
  • Lesões subclínicas: não são vistas ao olho nu e requerem exames complementares para se diagnosticar.

Como é feito o diagnóstico?

A visualização direta das lesões é a principal forma de diagnosticar o HPV.
Em alguns casos, a realização de exames complementares pode auxiliar na confirmação diagnóstica, tais como: Peniscopia, Uretroscopia e Biópsia.

O que é e para que serve a Peniscopia?

É um exame realizado pelo urologista que consiste na inspeção genital com auxílio de genitoscópio (com aumento de até 40 vezes), após a aplicação de ácido acético 5% no pênis e bolsa escrotal. Com essa técnica é possível visualizar lesões microscópicas e subclínicas, que seriam imperceptíveis a olho nu.
Situações em que este exame pode ser realizado: pacientes com lesões de HPV (na busca de lesões subclínicas concomitantes) e pacientes com parceiro(a) infectado pelo vírus, dentre outras indicações.

E a biópsia?

A biópsia é um procedimento que pode ser realizado durante a peniscopia ao se identificar lesões atípicas cujo diagnóstico requer análise mais aprofundada. Neste caso, administra-se anestesia local para que o paciente não sinta desconforto.
A realização de biópsia é de extrema importância em lesões suspeitas para câncer, sendo esta a sua principal indicação.

Uretroscopia

Consiste na visualização de toda a uretra por meio de câmera com intuito de identificar lesões que se estenderam para a mesma. Pode ser realizada em pacientes que possuem lesão uretral cuja base é inacessível ao exame clínico; ou em casos que apresentaram recidiva após tratamento de lesão no meato uretral.


Como é feito o tratamento?

O tratamento das lesões por HPV envolve uma gama ampla de possibilidades, partindo desde a administração de medicações tópicas, passando por cauterização química ou elétrica e até mesmo exérese das lesões. Alguns casos podem se beneficiar de postectomia (cirurgia para retirada do prepúcio).
A individualização da abordagem para cada caso é de extrema importância, de modo a adequar o tratamento ao perfil de cada paciente e doença.

Caso tenha dúvidas, sinais clínicos suspeitos ou ainda contato sexual com parceiros diagnosticados com HPV agende uma avaliação com um dos urologistas do IUP. Nossa equipe é altamente qualificada e habituada as mais diversas apresentações clínicas do HPV. Contamos também com estrutura para realização de peniscopia, biópsia, uretroscopia além de todo arsenal para cauterização e outras modalidades de tratamento das lesões.