Exame de Próstata

Exame de Próstata

A próstata é um órgão exclusivamente masculino e faz parte do seu sistema reprodutor. Ela fica localizada logo abaixo da bexiga e a uretra, o canal que leva a urina para fora do corpo, passa por seu interior. A glândula produz o líquido prostático. Essa substância é misturada com o líquido seminal, que vem das vesículas seminais e juntos eles formam a maioria do sêmen que são responsáveis por nutrir e proteger os espermatozóides. 
Durante a relação sexual, o pênis ereto é estimulado e, após algum tempo, ocorre a ejaculação. Nesse momento, a próstata se contrai e ejeta o sêmen. 


Câncer de Próstata Não Dá Sinais!!!

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem uma evolução silenciosa. Geralmente os pacientes só apresentam sintomas em sua fase mais avançada onde as chances de cura são muito menores. Estes sintomas podem ser semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou á noite) e/ou dor óssea e até mesmo insuficiência renal.

A prevenção é de extrema importância! 

Talvez você imagine que apenas o exame de sangue, conhecido como PSA, já é o suficiente para um diagnóstico do câncer de próstata ou outras doenças. No entanto, esse é um grande engano que muitos pacientes cometem. Por medo, preconceito ou insegurança, muitos homens deixam de fazer o exame de Toque Retal com um urologista especialista e acabam não recebendo o diagnóstico correto.

Contudo, é válido destacar que, ao fazer o exame do toque, o urologista consegue, de modo mais eficaz, sentir a consistência da próstata e identificar a presença de formações nodulares no órgão, que são sinais sugestivos de câncer, muitas vezes antes de ocorrer alteração do PSA. E, quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura.


Câncer de Próstata em números

  • Mais de um milhão de casos novos por ano (mundo).
  • No Brasil, é o tumor mais frequente em homens
  • 20 % de todos os tumores.
  • Mais de 65.000 casos em 2020.
  • 62  casos / 100.000 homens  / ano.
  • Maior  incidência: Sudeste -> Centro-Oeste -> Sul.
  • Segundo tumor que mais mata (Pulmão está em 1º).

Quais são os fatores de risco do Câncer de Próstata?

  • Idade. O câncer de próstata é raro em homens com menos de 40, mas a chance de ter câncer de próstata aumenta rapidamente após os 50 anos. Aproximadamente 60% dos cânceres de próstata são diagnosticados em homens com mais de 65 anos.
  • Raça. O câncer de próstata é mais frequente em homens com ascendência africana e caribenha do que em homens de outras raças. O câncer de próstata ocorre com menos frequência em homens asiáticos e hispânicos/latinos do que em brancos não hispânicos.
  • Histórico familiar.Ter um parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata mais do que duplica o risco de um homem de desenvolver a doença.
  • Alterações genéticas. Algumas alterações genéticas hereditárias podem aumentar o risco de desenvolver mais do que um tipo de câncer. Por exemplo, mutações dos genes BRCA-1 ou BRCA-2. Os homens com síndrome de Lynch, uma condição causada por alterações genéticas hereditárias, têm um risco aumentado para uma série de cânceres, incluindo o câncer de próstata.
  • Dieta. O exato papel da dieta no câncer de próstata ainda está sendo estudado. Os homens que comem muita carne vermelha ou laticínios ricos em gordura parecem ter uma chance ligeiramente maior de contrair câncer de próstata. Esses homens também tendem a comer menos frutas e legumes.
  • Obesidade. Ser obeso não parece aumentar o risco geral de câncer de próstata. Alguns estudos mostraram que homens obesos têm um risco menor de contrair uma forma de baixo grau (crescimento mais lento) da doença, mas um risco maior de contrair câncer de próstata mais agressivo (crescimento mais rápido). As razões para isso não são claras. 

Qual a chance de cura do câncer de Próstata?

  • > 95% para tumores iniciais
  • 60 % para casos localmente avançados
  • 0% para casos metastáticos.

O sucesso do tratamento depende do diagnóstico precoce!!!!

Por este motivo o diagnóstico precoce do câncer de próstata é extremamente importante. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que os homens, a partir de 50 anos, e mesmo sem apresentar sintomas, devem procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada tendo como objetivo o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os homens que integrarem o grupo de risco (raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata) devem começar seus exames mais precocemente, a partir dos 45 anos. Após os 75 anos, somente homens com perspectiva de vida maior do que 10 anos poderão fazer essa avaliação. Fuja do preconceito, venha realizar uma avaliação.