Ejaculação Precoce e Disfunção Erétil: O que são?

Ejaculação Precoce e Disfunção Erétil: O que são?

A Ejaculação Precoce e a Disfunção Erétil podem ser problemas comuns entre os jovems, mas são ambos tratáveis!

Ejaculação Precoce

Inicialmente, a ejaculação precoce era definida por tempo ou movimentos pélvicos: quando era menor que 5 minutos ou 15 movimentos pélvicos vigorosos, a ejaculação era considerada precoce.

Atualmente a definição mais aceita para ejaculação precoce, é: aquela que ocorre com estimulação sexual mínima e sem que o homem a deseje.

De qualquer maneira, é uma situação muito significante, uma vez que pode atingir até 38% dos homens em alguma fase da vida.


Será para sempre?

Felizmente não. Existe tratamento para melhora do controle e os resultados são animadores.

A ansiedade é colocada pela maioria dos autores como o fator central desencadeante.

A psicoterapia e a terapia com medicamentos que controlam a ansiedade constituem a base do tratamento da ejaculação precoce.


Disfunção Erétil

Disfunção erétil, popularmente conhecida como impotência sexual, é a incapacidade em ter ou manter a ereção suficiente para relação sexual de maneira recorrente.

A disfunção erétil de origem emocional é mais frequente em jovens, devido à insegurança, medo de falhar, autoimagem negativa, ou pode advir de algum conflito relacionado à orientação ou à identidade sexual.

Nessas circunstâncias, o jovem acaba liberando altas concentrações de adrenalina na circulação, o que prejudica o preenchimento dos corpos cavernosos do pênis, ocasionando dificuldade de ereção.

Por sua vez, a disfunção erétil de causa orgânica incide mais em homens de meia-idade em diante (quando as doenças começam a dar manifestação), os quais também podem ter disfunção erétil psicogênica associada ou isolada.

Deflagrada a disfunção (mesmo que de origem orgânica), a continuação e o agravamento dependem de fatores emocionais: autoestima abalada aumenta a fragilidade e a falta de confiança na recuperação e no desempenho.


Tratamento Psicoterápico

As técnicas de psicoterapia para disfunção erétil vêm se aperfeiçoando, de modo a atender esses pacientes e também agir como preventivo da depressão decorrente da dificuldade de ereção. Faz parte do tratamento de primeira linha para esse problema.

São objetivos da terapia sexual para disfunção erétil:

  • Identificar e trabalhar as resistências à intervenção médica que resulta em abandono do tratamento
  • Reduzir a ansiedade de desempenho
  • Entender o contexto em que o paciente faz sexo
  • Promover psicoeducação e adequação do “roteiro sexual” do paciente

A eficácia da terapia depende de focar no prazer, reduzir a ansiedade, diminuir a ênfase no ato sexual e promover consciência das sensações sexuais. Podem otimizar os resultados: vínculo terapêutico e motivação/suporte da(o) parceira(o), estabelecimento de metas para o paciente e sua(seu) parceira(o). O foco da terapia sexual não deve ser só a melhora do desempenho, mas conforto sexual e prazer.


Terapica com Medicamentos

A terapia medicamentosa pode ser aliada à psicoterapia, a fim de fornecer confiança para o retorno à atividade sexual, além de recuperar rapidamente a ereção e, com isso, superar questões relacionais e psicológicas resultantes das falhas de ereção.

Vale lembrar que, para prevenir disfunções sexuais de origem psicogênica, é preciso incentivar educação sexual responsável administrada pelos pais e pela escola, garantindo autoconfiança e autoestima e controlando mitos, tabus, preconceitos ou ideias errôneas a respeito da sexualidade.

Há casos em que a terapia sexual para disfunção erétil deve vir antes da terapia medicamentosa: jovens iniciando a atividade sexual, homens deprimidos, disfunção causada por abuso de substâncias ou relacionamento muito deteriorado.

Vale lembrar que o uso de medicações deve ser acompanhado e orientado por médico especialista. Tais medicamentos, quando utilizados de maneira abusiva ou recreativa, estão associados à dependência psíquica.


Venha para o Instituto de Urologia de Piracicaba
➽ Consultorio: (19) 3437.2511
➽ Urgência: (19) 3433.4243
➽ WhatsApp: (19) 99660.8136 e (19) 99660.8156