Avaliação urodinâmica, estudo urodinâmico ou simplesmente urodinâmica, já ouviu falar? É um exame realizado com o propósito de estudar o funcionamento da bexiga. Porém, antes de falar sobre o exame em si, que tal responder algumas questões relacionadas à bexiga?
Qual a função da Bexiga?
Ao longo da evolução das espécies animais ocorreu o desenvolvimento da micção periódica. Para um peixe não há problemas em excretar dejetos o tempo todo na água, mas para você, certamente isso não seria bom. Assim, surgiram as funções de armazenamento e esvaziamento vesical. Acima de tudo, essas funções são controladas por um complexo mecanismo neurológico.

Entendida a função do orgão devemos nos perguntar: Como se processa isso na bexiga? De forma prática, é importante que a bexiga armazene urina com baixas pressões e, com efeito, não comprometa a filtração do sangue pelos rins. Também é interessante que certo volume possa ser estocado e que ele seja desprezado em momentos convenientes. Por fim, o esvaziamento deve ocorrer com um fluxo adequado e esgotar praticamente todo o conteúdo da bexiga.
Portanto, a bexiga deve funcionar de maneira a preservar a função do rim, armazenar certo volume de urina para que possamos passar algum tempo sem precisarmos ir ao banheiro, manter a continência urinária e promover um esvaziamento adequado.
Como a urodinâmica avalia o funcionamento da bexiga?
Em suma, a urodinâmica avalia o funcionamento da bexiga com a interpretação de algumas medidas:
- pressões de dentro da bexiga e de dentro do abdome,
- volume de soro infundido na bexiga
- fluxo de urina.
A participação do paciente também é primordial, com o relato das sensações.
Urodinâmica – Fluxometria Livre
Esta é inegavelmente, a parte mais simples do exame. Para o paciente, é simplesmente urinar em um recipiente em um ambiente privado. Por ser a parte do exame mais próxima à micção habitual do paciente, ela, portanto, traz informações valiosas. Enquanto o paciente urina, o fluxo de urina é medido e representado em um gráfico.
Urodinâmica – Cistometria
Em contrapartida, esta é a parte da avaliação urodinâmica que mais incomoda. Sobretudo porque é necessária a passagem de uma sonda pela uretra até a bexiga e outra pelo ânus. Essas sondas são passadas ao propósito de medir as pressões dentro da bexiga e do abdome durante o enchimento e o esvaziamento da bexiga.
Após a passagem das sondas a bexiga é preenchida com um líquido estéril e as sensações do paciente são anotadas. Também é importante nessa fase observar contrações involuntárias da bexiga e variações nas pressões. Além disso, testes são realizados para avaliar perda de urina. Analogamente à fluxometria livre, todos os dados medidos são traduzidos em um gráfico.
Urodinâmica – Estudo Fluxo/Pressão
Por fim, na última parte do estudo urodinâmico, o paciente realiza a micção — agora com as sondas medindo as pressões dentro da bexiga e do abdome. As pressões durante a micção e também o fluxo de urina são medidos e mostrados em um gráfico. É mensurado também o resíduo, ou seja, o volume de líquido que ficou na bexiga após o término da micção.
E para que serve a urodinâmica?
Doenças e males eventualmente afetam a bexiga, como por exemplo:
- Hiperplasia benigna da próstata,
- Diabetes,
- Senilidade,
- Doenças neurológicas (Parkinson, esclerose múltipla, trauma raquimedular, meningomielocele, etc),
- Malformações urogenitais,
- Bexiga hiperativa,
- Incontinência urinária de esforço.
Com o intuito de auxiliar o entendimento das consequências dessas doenças na bexiga o urologista pode recorrer ao auxílio da avaliação urodinâmica. Com isso, a interpretação dos gráficos com fluxos, pressões e as sensações do paciente detalha a funcionalidade de bexiga.
O que a urodinâmica mostra é o que acontece no meu dia-a-dia?
Ressaltando que a avaliação clínica do médico é soberana, entendemos a urodinâmica como um exame complementar bastante útil. Mas não se pode entender o funcionamento da bexiga de alguém (com sondas em seu interior e em ambiente estranho), como a reprodução incontestável do seu dia-a-dia.
Assim, ainda que os dados do exame sejam muito valiosos, é preciso que sejam sempre filtrados pelo entendimento do urologista.

Faça sua urodinâmica no IUP
Caso seu médico tenha solicitado uma avaliação urodinâmica, procure o IUP. Temos um grande volume de exames e por isso adquirimos grande experiência em sua realização e interpretação. Ao mesmo tempo, no Instituto de Urologia de Piracicaba, você receberá um atendimento respeitoso e humano.
Saiba mais sobre o Instituto pelo site e agende sua consulta com agilidade.
Post original no blog do Dr. Tiago Aguiar, confira.
Venha para o Instituto de Urologia de Piracicaba
➽ Consultorio: (19) 3437.2511
➽ Urgência: (19) 3433.4243
➽ WhatsApp: (19) 99210.1000 e (19) 99276.7070