Infertilidade masculina merece atenção

Infertilidade masculina merece atenção

De acordo com os especialistas, o número de casais inférteis tem aumentado nos países desenvolvidos e em desenvolvimento e a principal causa é a idade para o início das tentativas, principalmente no que se refere à idade da mulher. 

No entanto, existem muitas outras causas de infertilidade especificamente nos homens e elas estão associadas a etilismo, tabagismo, obesidade, exposição a drogas e poluição, além do estresse. Para se ter uma ideia, alguns estudos publicados por profissionais ligados a bancos de sêmen apontam uma piora importante na qualidade do sêmen humano nas últimas décadas. “Os jovens estão cada vez mais cedo tendo contato com bebidas alcoólicas, bem como com o cigarro. O número de pacientes obesos, principalmente jovens, tem aumentado de maneira alarmante em países desenvolvidos ou em desenvolvimento. A exposição à poluição também é cada vez maior em grandes centros urbanos. Outro fator que tem sido estudado é a influência do estresse da vida moderna sobre a fertilidade. Jornadas de trabalho cada vez maiores, maior pressão psicológica no ambiente de trabalho, menor quantidade e qualidade de sono, têm se mostrado elementos prejudiciais à fertilidade masculina”, argumentam os médicos, que atuam na Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba, onde funciona o Centro de Reprodução Humana de Piracicaba. 

Resultado de imagem para infertilidade-masculina-merece-atencao

Mudanças na qualidade de vida, incluindo uma alimentação saudável e balanceada, a prática de atividades físicas e a eliminação do consumo de álcool e drogas, podem trazer efeitos benéficos. Além disso, existem outros problemas relativos especificamente ao aparelho reprodutor do homem, tais como: 

Confira a matéria completa que originou este post em  https://www.unimed.coop.br/web/itapetininga/viver-bem/saude-em-pauta/infertilidade-masculina-merece-atencao9