Doutor, perder urina é normal?

Doutor, perder urina é normal?

É normal a mulher perder urina conforme envelhece? Algumas vezes ouvimos esse questionamento no consultório. Outras vezes são quase afirmações. Entretanto, antes de entrarmos no assunto incontinência urinária feminina, aproveitaremos um texto de Mario Sérgio Cortella, escrito em tempos de pandemia de COVID-19


“Mas o que é esse normal? Será que é normal por que está na norma, ou seja, tem de ser desse modo? É normal por que é o hábito? É normal por que é usual? Por que é frequente? Tudo isso vem à tona neste momento em que nós refletimos sobre a nossa normalidade…

Normal, na discussão de Mario Sérgio Cortella:
É normal a mulher perder urina

Por isso quando se pensa, e vem se falando bastante no tema, em novo normal, é claro que a ideia de normal é sempre circunstancial… Evidentemente que tal como na medicina, tal como na política, tal como na escola, a noção de normal vai se alterando, porque a referência para aquilo que seja costumeiro ou habitual também sofre alteração.”

Normal, na discussão de Mario Sérgio Cortella:

Óbito por apendidite já foi Regra

A apendicite também é um velho exemplo do novo normal. Quem leu o livro O Físico, de Noah Gordon, percebeu que o a “doença do lado” era um problema com elevada letalidade na idade média. Contudo, à luz de novos conhecimentos, a apendicite passou a ser doença que os médicos têm grande êxito em tratar.

Filme baseado no filme 'O Físico' de Noah Gordon

Incontinência Urinária

Incontinência urinária é a perda involuntária da urina pela uretra. Distúrbio mais frequente no sexo feminino, pode manifestar-se tanto após a menopausa quanto em mulheres mais jovens.

Cerca de 30-40% das mulheres com mais de 40 anos apresentam algum grau de incontinência urinária. A idade é um fator de risco importante, estimando-se que a chance de apresentar incontinência urinária após os 70 anos seja de quatro a cinco vezes maior do que na faixa etária de 20 a 40 anos.


Tipos de Incontinência e Sintomas

  • Incontinência de esforço: perda de urina quando a pessoa tosse, ri, faz exercício, movimenta-se, ou seja, quando faz algum esforço.
  • Incontinência de urgência: há vontade súbita de urinar em meio as atividades diárias. Assim há perda de urina antes de chegar ao banheiro.
  • Incontinência mista: associação de perda de esforço e incontinência de urgência.
É normal a mulher perder urina

Voltamos então a nossa pergunta...

É normal a mulher perder urina conforme envelhece?

É sim normal, conforme a idade progride, influenciados pela genética e pelo estilo de vida, acontecer a incontinência urinária na mulher. Contudo, o normal se modifica. Afinal a referência para aquilo que seja costumeiro ou habitual também se altera. Na idade média decerto, era normal apendicite matar. A referência da norma em tempos de pandemia de COVID-19, outrossim, é muito diferente da de alguns meses antes.

Enfim, hoje o normal pode ser outro. Temos tratamentos eficazes e amplamente disponíveis para tratar a incontinência: medicações, fisioterapia, cirurgias com ou sem uso de próteses sintéticas e dispositivos altamente tecnológicos como EmSella.

Precisamos, portanto, enxergar a norma, o usual, o frequente de maneira diferente. É normal a mulher perder urina conforme envelhece? Penso que a norma hoje é querer ser feliz. Perder urina te afasta de amigos, família e eventos? Faz-te não segurar seus netos? Envergonha você? Isso não deveria ser a regra. Faça com que suas próximas experiências sejam as melhores possíveis. Se perder urina te incomoda, procure o IUP e seja ouvida, entendida e tratada.


Venha para o Instituto de Urologia de Piracicaba
➽ Consultorio: (19) 3437.2511
➽ Urgência: (19) 3433.4243
➽ WhatsApp: (19) 99660.8136 e (19) 99660.8156