Varicocele: O que é?

Varicocele: O que é?

Varicocele é uma dilatação das veias que drenam o sangue do testículo, também conhecido como plexo pampiliforme. Ela é a causa tratável mais comum da infertilidade masculina. Como o adolescente do sexo masculino não costuma procurar atendimento médico para consultas de rotina, muitas vezes esse problema passa despercebido.

Contudo, ter varicocele não quer dizer que o garoto ou homem seja infértil. A varicocele está presente em 15% da população masculina e em aproximadamente 40% dos homens com infertilidade primária (nunca tiveram filhos).


Por que a varicocele causa infertilidade?

O testículo fica em uma bolsa, fora do nosso abdómen, para estar sempre entre 2 e 3 graus Celsius abaixo da temperatura corpórea, o que é ideal para a produção de espermatozóides. Apesar da localização no escroto ser fundamental, outros fatores também contribuem:

  • veias saudáveis para resfriar a temperatura do sangue quente que chega pela artéria testicular. Quando essas veias estão dilatadas e varicosas, elas perdem a função de resfriamento. Dessa maneira, ocorre um aumento crônico da temperatura testicular. Além disso, essa drenagem insuficiente pode permitir o acúmulo de substâncias que provocam estresse oxidativo e prejudicam a qualidade dos espermatozoides.
  • a musculatura no escroto e no cordão espermático. Os músculos contraem e trazem os testículos mais próximos ao abdómen em temperaturas mais baixas. Por outro lado, em temperaturas mais elevadas, eles relaxam e afastam os testículos da área abdominal.  
  • as glândulas de suor, presentes na bolsa testicular também eliminam o calor excessivo.

Qual a causa da varicocele?

A varicocele é ocasionada pela incompetência ou até mesmo ausência das válvulas nas veias espermáticas. Isso ocasiona um refluxo do sangue venoso e a dilatação das veias, além do espessamento de sua parede muscular. Existe um fator hereditário a ser considerado, pois é muito comum os pais terem apresentado varicocele no passado. Ela á mais comum também do lado esquerdo, devido ao ângulo que essa veia se insere na veia renal.

Geralmente, a varicocele surge na puberdade, porque nesta fase os testículos aumentam rapidamente de volume pela ação hormonal o que desencadeia um maior fluxo de sangue nos testículos

Como se faz o diagnóstico de varicocele?

O diagnóstico é feito através do exame físico, e, quando houver dúvida o ultrassom de testículos com doppler pode ajudar. Existem graus diferentes de varicocele:

  • Grau I - a varicocele somente pode ser palpada pelo urologista quando o paciente aumenta a pressão abdominal. 
  • Grau II - a varicocele pode ser palpada sem qualquer manobra. 
  • Grau III - varicocele que é visível aos olhos do examinador. 

Além disso, o testículo em que incide a varicocele pode ter seu volume diminuído. Isso mostra claramente que há perda de células produtoras de espermatozoides.


É possível prevenir a doença?

Não é possível prevenir o aparecimento da varicocele, pois é uma questão hereditária associada à predisposição pessoal para o aparecimento das varizes. Entretanto, pode-se e deve-se prevenir os efeitos negativos que a varicocele pode trazer para a produção de espermatozoides e, por consequência, para o potencial de fertilidade futuro.

A varicocele é uma doença tempo-dependente, ou seja, quanto mais tempo a varicocele agir, pior será para a função do testicular.  Outra característica importante é que o aparecimento da varicocele ocorre junto com a puberdade, ao redor dos 12-13 anos. Desta forma, o acompanhamento do adolescente pelo urologista desde o início da puberdade pode levar a uma detecção precoce da varicocele.  


 A varicocele tem tratamento?

Sim, porém nem todo homem com varicocele precisa de tratamento. O principal parâmetro para indicar o tratamento da varicocele no adolescente é a presença de assimetria no tamanho do testículo (uma diferença maior que 20% no volume). Como muitas vezes o desenvolvimento testicular ainda está em curso no adolescente, o espermograma nem sempre é uma ferramenta precisa para avaliar a fertilidade nessa faixa etária. Mas ele pode ajudar, ainda mais quando o desenvolvimento puberal, ou seja, dos órgãos genitais, estiver completo.

A técnica indicada é a microcirurgia subinguinal. Nessa cirurgia, uma pequena incisão é realizada na região inferior do abdome. Com auxílio de um microscópio, o urologista identifica, amarra e corta as veias dilatadas do plexo pampiliforme. O espermograma costuma melhorar em mais de 60% das vezes, devolvendo ao garoto um bom potencial de gravidez natural ou, caso não seja possível alcançá-la, melhorar a qualidade seminal para tratamentos com técnicas de reprodução assistida.


O urologista é o médico do homem

A varicocele é um dos motivos para o adolescente do sexo masculino procurar o urologista. Em uma consulta de rotina ele pode detectar esse problema. Desse modo, se ela for tratada de maneira precoce, há mais chances de não comprometer a fertilidade futuramente. Não espere o tempo passar, procure um urologista no IUP para verificar se está tudo bem com sua saúde.


Venha para o Instituto de Urologia de Piracicaba
➽ Consultorio: (19) 3437.2511
➽ Urgência: (19) 3433.4243
➽ WhatsApp: (19) 99660.8136 e (19) 99660.8156